Pavimentação Paralelepípedo


Calçamento de Pedra para sua casa, para condomínios, para seu comercio, para sua industria, para predios, para paisagismo, para jardim, Todas as soluções em calçamentos de pedra. 

 


Características do Paralelepípedo

Material: Granito

·         Melhor Pavimento para Percursos de Baixa Velocidade
·         Maior Resistência a Cargas Pesadas
·         Menor Custo de Manutenção
·         Garantia de MILÊNIOS
PEDRA + AREIA/PEDRISCO + ASSENTAMENTO

  • a) Fornecimento dos paralelepípedos
  • b) Fornecimento, espalhamento e sarrafeamento de areia ou pó de pedra para o assentamento dos paralelepípedos
  • c) Fornecimento de pedrisco para o rejuntamento dos paralelepípedos
  • d) Assentamento dos paralelepípedos e rejuntamento com pedrisco
  • e) Após a conclusão dos trabalhos, o calçamento será compactado com rolo compressor
  • f) Após a compactação, a superfície será varrida, e o excesso de pedrisco ou areia, removidos para fora da pista

A área a ser pavimentada deverá estar compactada, nas cotas e com os devidos caimentos (caixa c/ 17cm)
Fornecimento de equipamentos necessários: Rolo Compactador, Placa Vibratória, etc. necessários para a execução dos serviços

Executamos também: 
Serviços de Arrancamento e Reassentamento de Paralelepípedos


CORREÇÃO DE ONDULAÇÕES, AFUNDAMENTOS, PERDA DE ALINHAMENTO:

  • a) Desfazer os trechos com defeitos e remover as peças
  • b) Refazer/recompor o colchão de assentamento
  • c) Reassentar as peças
  • d) Executar o travamento
  • e) Compactar as peças com placa vibratória ou rolo compactador
  • f) Efetuar o rejuntamento

As vantagens do calçamento de paralelepípedos

Existem vários exemplos de estradas, ruas, praças e pátios construídas há milênios com paralelepipedo e que ainda hoje servem a população, de forma eficiente e barata. Esses pavimentos de paralelepipedo resistiram aos séculos. São o testemunho de uma prática ecológica e eficiente de se urbanizar as cidades e garantir o bem estar dos moradores.
Há uma infinidade de cidades milenares com pavimentações de paralelepipedo, que são preservadas na atualidade. Veja algumas onde os pavimentos com mais de 1000 anos de idade encontram-se em perfeito estado e parecem ter sido feitos recentemente, como é o caso de:


A Pavimentação das Ruas

No caso da execução das obras de infra-estrutura, ou possíveis reparos nas já existentes sob os pavimentos, é necessário a remoção do mesmo e após a conclusão das obras, é preciso fazer a recuperação do pavimento, buscando ao máximo o estado original do mesmo. No caso dos pavimentos construídos com paralelepipedo ou bloquete, quando removidos, a recuperação, se bem executada não deixa perceber que houve qualquer interferência no pavimento original. O mesmo já não acontece com o asfalto, uma vez aberto, o pavimento fica com uma cicatriz para sempre, a não ser que se remova o restante do pavimento e refaça tudo novamente, opção que se torna inviável, devido aos altos custos para sua execução.


Impermeabilização do solo


Todos os calçamentos dos tipos paralelepipedo e bloquete, sem rejuntamento de argamassa são considerados pavimentos ecologicamente corretos, permitindo a infiltração da água da chuva. As vantagens desta infiltração vão desde a recarga do lençol freático, à diminuição da vazão escoada para os mananciais, o que diminui os riscos de enchentes.



Vegetação existente entre as pedras

Outra grande vantagem dos pavimentos de bloquete ou paralelepipedo, é que depois de algum tempo aparecem fungos e gramíneas inseridas entre as juntas, ou seja, nas partes que normalmente são preenchidas com areia.
Estas colônias de vegetais que aí proliferam podem ser imperceptíveis para muitos, mas desempenham funções importantes para o meio ambiente como a absorção de água e nutrientes; retenção de parte dos sólidos carreados pela água de chuva; micro partículas depoluição como é o caso do próprio desgaste do asfalto; borracha do desgaste de pneus e resíduos de lona de freios dos veículos que são altamente tóxicos. O papel exercido por estas vegetações contribui diretamente com a qualidade da água e conseqüentemente da vida aquática. Estas plantas que crescem entre os calçamentos, ajundam ainda, a diminuir a velocidade de escoamento das águas superficiais e contribuem de forma substancial para dissipar o calor recebido pelo calçamento. Além do fato de que estas pequenas plantas realizam fotossíntese capturando o CO2 liberado pelos carros e liberando o O2 para o ambiente. É bom lembrar que elas não prejudicam os aspectos visuais das vias, uma vez que são muito pequenas e as que sobressaem das juntas das pedras, os pneus já fazem a poda com o atrito no calçamento.


Escoamento das águas pluviais

Outro ponto agravante com o asfaltamento das ruas é o aumento da velocidade de escoamento das águas de chuva, uma vez que a camada de asfalto é impermeável, e visivelmente mais regular que o pavimento de paralelepipedo, o que facilita o escoamento da água. Como tem uma vida útil muito pequena em relação aos pavimentos de paralelepípedo, fato já comprovado, pelo desgastes do atrito e de intempéries, ainda temos o aumento da velocidade de escoamento da água de chuva que provoca um desgaste considerável para o pavimento asfáltico.


Pequena vida útil do pavimento asfáltico

O pavimento asfáltico tem pequena vida útil quando confrontado com os calçamentos de paralelepipedo.



A recuperação dos pavimentos de paralelepipedo fica perfeita quando bem executado.



Estradas calçadas com pedra acresce ao irrefutável argumento de que dará maior autenticidade ao local e possibilitará permeabilidade e condições propícias à plantas, animais e pássaros conviverem harmoniosamente no meio ambiente.

DECISÃO ECOLÓGICA – Os sistemas de calçamento ecologicamente corretos são indicados para pavimentos que preservam o meio ambiente sem agredi-lo.

O calçamento feito com pedra, além da vantagem ambiental, já é por si mesmo grande ganho ambiental e cultural.
Trata-se de uma alternativa que é considerada útil e ambientalmente correta por administradores públicos e privada, projetista, ambientalistas, consultores e empreiteiros, ou por qualquer pessoa envolvida na escolha dos tipos de pavimentos a serem utilizados nos mais diversos campos de aplicação.
CICLO HIDROLÓGICO - A escassez de água no meio ambiente e as formas de garantir o melhor aproveitamento desse recurso, são alguns dos temas mais discutidos em todo planeta. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) afirmou que nos próximos cinqüenta anos, os problemas relacionados com a falta de água afetarão todas as pessoas no mundo. Uma das causas é a ação predatória do homem, que continua a intervir no ciclo hidrológico, e acaba por contribuir na intensificação dos desastres naturais, seja com o desmatamento ou até mesmo pela impermeabilização do solo através da pavimentação Asfáltica de grandes áreas.


O calçamento com pedra permite a perfeita drenagem das águas de chuva e, ao mesmo tempo, evita a impermeabilização do solo, pois as juntas entre as pedras possibilitam a infiltração de uma de uma parcela das águas incidentes, amenizando desta maneira, o impacto ambiental. Portanto, são considerados pisos ecologicamente corretos.